Sunomono: a salada japonesa que não pode faltar

Sunomono: a salada japonesa que não pode faltar

Salada combina com verão. Sushi também combina. Pensando na chegada da estação mais aguardada pelos brasileiros, que tal caprichar nas receitas?

Você com certeza já ouviu falar no sunomono, a salada agridoce de pepino com gergelim. Por ser muito refrescante, é uma excelente opção de entrada para outros pratos, como sushi ou sashimi. E ainda sai bem em conta financeiramente, além de ser uma boa pedida para agradar os vegetarianos.

A receita que propomos aqui leva gergelim branco e preto, para deixar o seu sunomono com um aspecto ainda mais bonito e aproveitar muito bem os nutrientes dos grãos. Mãos à obra!

Ingredientes (uma porção)

– 1 pepino japonês

– 1 colher (sopa) de sal marinho ou himalaia

– 3 colheres (sopa) de vinagre de arroz

– 2 colheres (sopa) de açúcar (não use refinado)

– 1 colher (sopa) de gergelim branco

– 1 colher (sopa) de gergelim preto

Modo de fazer

Depois de lavar bem o pepino, use um cortador ou faca para cortar em fatias bem fininhas.

Coloque os pepinos em um prato fundo, adicione o sal e misture. Os pepinos vão soltar bastante água por causa da desidratação. Coloque tudo em um escorredor (ou peneira) com um prato embaixo. Deixe por 15 minutos (depois, lave em água corrente para retirar o excesso de sal e esprema com as mãos para tirar a água).

Nesse meio tempo, você pode tostar o gergelim na frigideira para que esfrie até servir a salada.

Em uma panela em fogo baixo, coloque o açúcar e o vinagre de arroz. Deixe aquecer até que o açúcar derreta e se misture ao vinagre, mas não deixe ferver. Reserve e deixe esfriar.

Se o pepino estiver ainda úmido, seque com um papel toalha antes de misturar com os temperos.

Coloque os pepinos em uma tigela e adicione o molho de vinagre.

Na hora de servir, finalize com o gergelim tostado.

Fácil, não? Agora é com você. Acesse nossa loja virtual para comprar ingredientes de qualidade garantida e preparar um sunomono ainda mais saboroso. 

Deixe uma resposta

ESQUECEU A SENHA?
Esqueceu sua senha? Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.
Nós não compartilhamos seus dados pessoais com ninguém.
×

Carrinho