Como abrir um restaurante japonês: checklist para começar o trabalho!

Como abrir um restaurante japonês: checklist para começar o trabalho!

Quando o assunto é saber como abrir um restaurante japonês, muitos acabam cedendo às franquias. Além de já ter um manual de procedimentos pronto, a maioria fornece informações para lidar com a burocracia específica da área. (Para saber mais sobre as exigências da lei, clique aqui).

Mas há quem não tenha todo o capital exigido por uma franquia e quer abrir seu próprio restaurante. E bem, nós temos algumas dicas para você.

Veja o checklist de como abrir um restaurante japonês:

  • O local que eu tenho é bom?

Avalie tanto a localização quanto a estrutura física. Faça um estudo de mercado para descobrir se o bairro no qual você está querendo investir comporta esse tipo de atração. Sobre o espaço físico, os restaurantes japoneses são locais onde famílias inteiras vão em busca de momentos alegres. Você tem espaço para receber grupos grandes? Sem que ele comprometa a estrutura que você deverá dispor para armazenar alimentos frescos? Pense nisso.

  • Quais opções de cardápio vou servir?

Você vai oferecer um rodízio livre? Neste caso, saiba que o cardápio será sempre o mesmo e você deverá ter sempre os mesmos insumos à postos. Já se você vai servir a la carte, terá de variar insumos – mas indiscutivelmente terá vantagem com relação a pratos exclusivos da casa. O ideal é oferecer os dois, já que essa é uma tendência no mercado de restaurantes orientais.

  • Eu devo ter um estoque?

A resposta é sim e não. Pense no seguinte: há vários produtos que você precisa estocar: algas, arroz, hachis, macarrão, molho de soja… São muitas coisas que você precisará ter disponíveis EM GRANDE QUANTIDADE. Então, para esses insumos, vale a pena sim manter um estoque. No entanto, o assunto muda quando falamos de estocagem de peixe. No caso do restaurante japonês, é indispensável que a carne seja fresca. Oferecer peixe congelado não é certo, não é seguro e vai comprometer a qualidade dos pratos. O que você deve sim ter é um espaço adequado com refrigeração devida para acomodar os peixes que chegaram no dia e serão servidos no dia.  

  • Como vou ter acesso a peixe fresco?

Descubra uma rota de fácil acesso para receber peixe fresco. Se você não mora em cidade praieira, mas sabe de um cargueiro passa por perto todo dia, descubra como fazer para comprar desse fornecedor. Além disso, catalogue peixaria de confiança. Pratos como sashimi e sushi – que levam peixe cru – vão demandar muito cuidado na aquisição do peixe. Por isso, estude também os horários e métodos de entrega e inclua esse tempo na sua logística.

  • Preciso ter obrigatoriamente um sushiman?

Sim. Esse profissional é certificado para trabalhar em restaurantes japoneses e ele vai lidar com peixes crus e preparar pratos com maestria. Já que você vai economizar o investimento em uma franquia, invista em pessoal preparado: além do sushiman, dê prioridade para o pessoal que já trabalhou em outros restaurantes japoneses.

  • Posso começar com um delivery de comida japonesa?

Sim. A maioria das iniciativas – que não estão relacionadas com franquia – começam assim: sem local físico. O importante é que você tenha uma cozinha ampla, espaçosa, de acordo com as normas da vigilância sanitária e demais regulamentação para preparar a comida. Esse período trabalhando apenas com delivery vai ajudar você a dispor do capital necessário para abrir um restaurante. Ainda que trabalhando nesta modalidade, por favor: não esqueça de todos os alvarás necessários.

E se eu quiser abrir um restaurante chinês?

Pode ser, também. (Clique aqui para ler legislação específica). Essas dicas servem para restaurantes orientais em geral. Portanto, pode ser chinesa, tailandesas, etc. De qualquer forma, esteja sempre de olho na legislação vigente para abrir restaurantes e descubra a melhor forma de se adequar às normas sanitárias.

Se quiser saber mais sobre como nós podemos ajudar você a descobrir como abrir um restaurante japonês, clique aqui.

Deixe uma resposta

ESQUECEU A SENHA?
Esqueceu sua senha? Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.
Nós não compartilhamos seus dados pessoais com ninguém.
×

Carrinho