Faça seu restaurante bombar no verão:  10 dicas para inovar durante as altas temperaturas

Faça seu restaurante bombar no verão: 10 dicas para inovar durante as altas temperaturas

Eis aqui uma verdade: verão combina com sushi, não há como negar. Nos dias de temperatura mais alta, as pessoas sentem muita sede e o apetite, em geral, é menor: mas engana-se quem pensa que isso significa passar fome. Na verdade, isso significa que chegou a hora e a vez das comidinhas de verão. 

Como introduzi-las no cardápio do seu restaurante? Quais os cuidados devemos ter com o ambiente durante o verão?

Nós preparamos um roteiro rápido e básico, mas fundamental para que você atente aos pontos que mais merecem atenção durante os dias mais quentes. Quem sabe alguns deles podem se tornar grandes diferenciais do seu restaurante… Vamos lá? 

  1. Prepare um cardápio de drinks 

O verão é o momento perfeito para elaborar um novo cardápio de drinks feitos a partir de ingredientes refrescantes para a nova estação, como abacaxi e hortelã, por exemplo. Combine as frutas da estação e aproveite, assim, para otimizar o orçamento – pois as frutas da estação costumam ter valor mais baixo. Essa é uma grande oportunidade para fazer drinks de saquê e manter a tradição.

2. Crie novas opções do cardápio

Aproveite o embalo da criação de um cardápio de drinks e pense em algumas novas opções de pratos. A regra aqui é abusar muito delas, as frutas do verão: melancia, abacaxi, pera, manga, uva… Todas elas têm mais oferta no verão e, por serem leves, vão agradar o paladar dos seus clientes nos dias mais quentes. 

3. Use e abuse das comidas frias e porções reduzidas

Na mesma linha dos pratos com frutas, esse é o momento de investir pesado nas comidas frias para agradar o seu público. Use muita salada, grãos e cubos de peixe marinados em molho – esses pratos combinam muito com os dias de alta temperatura, pois são leves e perfeitos para aqueles dias em que não se pode abusar. 

Como nós falamos na introdução, o apetite das pessoas vai ser menor e isso é normal. Então, aproveite para oferecer porções reduzidas: elas evitam desperdício e tornam a aceitação muito mais fácil. 

4. Dê sugestões para o seu cliente

Você estará com cardápio novinho em folha. Então, não esqueça de treinar sua equipe para que eles ofereçam sugestões aos clientes, de acordo com as preferências que eles apontarem. 

Essa estratégia, quando bem administrada, pode ajudar você a melhorar o fluxo de preparo dos pratos na cozinha – permitindo manter alguns ingredientes já picados ou montados, se for o caso, para diminuir o tempo de espera do cliente. 

5. Crie promoções 

Se você ainda não oferece os famosos combos ou quaisquer outros tipos de promoções, está na hora de começar a pensar nisso. Essas promoções ou ofertas promocionais podem ser pontuais ou permanentes – e devem ser vantajosas para o seu cliente. Dessa forma, ele verá que estará fazendo um bom negócio ao entrar no seu restaurante. 

Precisamos falar de alguns itens básicos que você não pode esquecer…

  1. Proporcione um ambiente legal para o seu cliente

No verão, não esqueça de proporcionar um ambiente agradável para o seu cliente fazer as refeições: não ignore o mal-estar que as altas temperaturas podem ocasionar na maioria das pessoas. Por isso, mantenha reforçado o estoque de água para essas ocasiões e conserve as bebidas em boa temperatura. 

Além disso, mantenha os aparelhos de ar condicionado em pleno funcionamento e não caia na tentação de esperar para fazer a manutenção de aparelhos que estejam estragados. Lembre-se também de que os frutos do mar não podem ser servidos em ambientes de calor. 

2. Redobre o cuidado com a infraestrutura no calor 

Não é exatamente um diferencial para fazer seu restaurante bombar. Mas é, sem dúvida alguma, um tópico que não pode ser negligenciado (sob o risco de você ter seu restaurante interditado): não esqueça de checar se está tudo certo com seus locais de armazenamento, principalmente onde você guarda os frutos do mar. 

Cheque diariamente a temperatura e verifique se tudo está em pleno funcionamento, principalmente após quedas de energia — bastante comuns no verão. Em termos de infraestrutura, tenha sempre um plano B para armazenamento em câmaras frias e freezer.  

3. Tem estrutura externa? Estude oferecer lounge aberto 

Oferecer um lounge para os dias mais quentes é uma proposta infalível para os restaurantes que querem oferecer diferenciais na estação do calor. O clima ao ar livre fica mais leve e ajuda as pessoas a se sentirem mais felizes. Ajuste a decoração com mesas para dois, algumas tochas e elementos que ajudem a criar um ambiente intimista. 

4. Ofereça o melhor atendimento

O ano é 2019, não deveríamos estar falando no atendimento como um diferencial do seu restaurante. No entanto, infelizmente, isso ainda é necessário – pois há muitos lugares aos quais as pessoas nunca mais voltam, em função da baixa qualidade do serviço. Por isso, treine os seus funcionários para que eles sejam gentis, solícitos e ofereçam o melhor da casa. Ajude-os a fazer com que seus clientes sintam-se acolhidos. 

 5. Limpeza… Não esqueça da limpeza! 

Nós sabemos que você não esqueceria da limpeza do seu restaurante. O problema é que, com as altas temperaturas, os insetos estão à solta – e isso, infelizmente, inclui a sua cozinha. Por isso, nesse momento, é hora de investir em limpeza pesada: sem restos de comida pelo chão, pois essas são as principais iscas de invasores da cozinha, como baratas e ratos. Mantenha o lugar impecavelmente limpo e tome as medidas necessárias apontadas pela vigilância sanitária no almoxarifado e depósitos de comida. 

Além disso, mantenha impecável também a limpeza dos banheiros. Muitos clientes se baseiam na higiene do banheiro para saber se a cozinha do local é limpa ou não, o que é uma teoria que faz todo o sentido. Por isso, cuide do seu local de trabalho — para que o seu cliente queira voltar! 

O que você achou das nossas dicas? 

Nós preparamos as melhores dicas para que você faça seu restaurante bombar durante as altas temperaturas. Se você gostou delas, compartilhe com a sua equipe, faça treinamentos e rodas de conversa sobre esses tópicos. E se você precisar de insumos da culinária oriental, já sabe que pode contar com a loja virtual da Tomodachi.

Deixe uma resposta

ESQUECEU A SENHA?
Esqueceu sua senha? Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.
Nós não compartilhamos seus dados pessoais com ninguém.
×

Carrinho