Tipos de macarrão chinês e japonês: você conhece algum deles?

Macarrão é uma delícia: todo mundo gosta! Se você é dono de um restaurante oriental ou apenas um amante curioso dessa iguaria, saiba que veio ao lugar certo para conhecer de perto o seu prato favorito. 

macarrão oriental

Sabia que os japoneses comem muito macarrão? 

As cozinhas japonesa e chinesa têm muita variedade de macarrão. Isso acontece principalmente na cozinha japonesa porque, apesar de sushi e sashimi serem muito famosos, os pratos com carne crua têm um custo elevado no Japão. 

Nessa história, vale o velho “bom, bonito e barato”: o macarrão. 

Qual é a origem do macarrão? 

Muita gente pensa que o macarrão surgiu na Itália, mas na verdade sua origem é chinesa. Essa descoberta foi feita recentemente, quando um grupo de cientistas encontrou um prato com fiapos de macarrão no noroeste da China. 

Este prato data, mais ou menos, 4 mil anos. 

Quais são os tipos de macarrão presentes na culinária oriental? 

O Lámen não é o único tipo de macarrão oriental. Existem outros tipos e uma característica marca a maioria deles: são muito versáteis. Você sabe quais são os principais?

macarrão harussame

Harussame: É transparente, feito a partir do amido do feijão ou da folécula de batata. É uma massa muito fina e translúcida, como um papel celofane. Ele pode ser servido como salada ou de qualquer outra forma, uma vez que tem um sabor muito suave, adequando-se a todos os temperos. 

macarrão somen

Somen: Ele é famoso por ser o macarrão mais fino da cozinha japonesa, com 1 mm de espessura. Ele tem uma cor branca e textura delicada, além de ser muito macio. É utilizado em pratos de verão, gelado, acompanhado com cebolinha, gengibre e outros temperos. 

macarrão shirataki

Shirataki: É feito de tubérculo japonês, tem aspecto gelatinoso e seu sabor é muito suave. Ele é leve de ser digerido e auxilia na perda de peso. Ele é amplamente empregado em cozidos como carne e batatas, por exemplo, além de ser frequentemente encontrado em saladas. 

macarrão udon

Udon: É feito à base de farinha de trigo e seus fios são um pouco mais grossos. Tem uma consistência firme e um sabor muito suave. É amplamente utilizado para harmonizar com grelhados ou caldos, e também compõe pratos frios. 

macarrão soba

Soba: é feito à base de trigo sarraceno e sua cor varia, é obtida a partir do que é adicionado na composição (pode ser chá verde, algas, ameixa japonesa e outras). Pode ser servido como salada, substituindo o arroz ou então, em um caldo. 

macarrão ramen lamen

Ele, o queridinho: o Lámen 

É produzido a partir de farinha de trigo, ovo e água. É uma massa altamente elástica, porque a farinha é enriquecida com proteínas. O lámen original não tem lá muita relação com o macarrão instantâneo que você compra no supermercado (que é desidratado). É possível comprar Lámen fresco em lojas especializadas. 

Ele é consumido com tanto em pratos quentes quanto em pratos frios. No entanto, na culinária japonesa (sob o codinome de rámen), ele aparece majoritariamente em pratos quentes. 

Já escolheu o seu? 

Bem, agora que você já conhece quais os tipos de macarrão que podem ser servidos em seu restaurante, que tal contatar a equipe da Tomodachi para comprar o seu favorito? 

Deixe uma resposta

ESQUECEU A SENHA?
Esqueceu sua senha? Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de email. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.
Nós não compartilhamos seus dados pessoais com ninguém.
×

Carrinho